segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Afinidades electivas

A Companhia de Teatro de Braga mantém há longos anos, com o teatro galego, relações de trabalho e de amizade. Esses afectos tem tido expressão pública, nas co-produções, no acolhimento de espectáculos da Galiza no Teatro Circo, de actores galegos em produções da CTB, na participação conjunta em jornadas de reflexão sobre o teatro e as suas práticas, na escrita e na edição. Essas relações foram sendo alargadas à Cena Lusófona e a outras Companhias como A Escola da Noite de Coimbra, o Centro Dramático de Évora. Não começaram com a CTB e todos seremos sempre poucos para o muito que há por fazer. Ao longo dos anos, uma ideia tem norteado alguns homens e mulheres de teatro do Norte de Portugal e da Galiza: romper as barreiras invisíveis (as mais difíceis) que obstam a uma verdadeira circulação da criação artística teatral neste território, irmanado pela raiz de uma língua comum, integrado nesta euro-região e tão necessitado de ideias estratégicas onde a cultura e a criação artística possam alavancar (de facto) o discurso económico.
Esta é a terceira vez que Manuel Guede dirige a Companhia. Não se trata apenas do nosso reconhecimento quanto à relevância do Manuel na busca de soluções e propostas para levarmos por diante esta ideia de território Comum da Cultura Teatral. Manuel Guede faz parte de um grupo de homens e mulheres de teatro que “discutem” com e na Companhia, os processos de criação. É da Casa.
Valle-Inclán, autor galego do Mundo que, pela sua própria história de vida, está profundamente ligado aos meios culturais e políticos do que foi o princípio do republicanismo português. Também por isso, estreamos A Cabeça de Baptista a 05 de Outubro.
Estamos, portanto, num território de afinidades electivas. O Autor. O Director. Os Actores. As Companhias. A Política.
Façamos votos para que, com mais este passo, os decisores políticos, dos dois lados, ajudem a dar sustentação aos caminhos que os Artistas vão calcorreando nestes anos duros de Xacobeo.

Rui Madeira,
Director da CTB

Sem comentários:

Enviar um comentário