terça-feira, 12 de outubro de 2010

Colóquio

Valle-Inclán no Theatro Circo
3 de Novembro – 15h
Sala de Actos do Instituto de Letras e Ciências Humanas
Universidade do Minho

A CTB – Companhia de Teatro de Braga e o Departamento de Estudos Românticos, do Instituto de Letras e Ciências Humanas (ILCH), da Universidade do Minho (UM), promovem o colóquio “Valle-Inclán no Theatro Circo”, dia 3 de Novembro, às 15h.
A decorrer na Sala de Actos do ILCH, na UM, em Braga, a palestra, aberta ao público em geral, abordará a vida e obra de Ramón del Valle-Inclán, tendo como pano de fundo A Cabeça do Baptista, peça que a CTB estreou a 5 de Outubro e está em cena no Theatro Circo.
Na conferência estarão presentes Manuel Guede Oliva, encenador do espectáculo; actores do elenco e Xaquín Núñez Sabarís, professor da UM; a moderação estará a cargo de Carlos Pazos, professor da UM.
Ramón del Valle-Inclán (Vilanova de Arousa, Pontevedra, 1866 — Santiago de Compostela, 1936), notável autor da literatura espanhola, foi escritor, poeta, dramaturgo, principal renovador do teatro do século XX e criador de um modo teatral próprio: o “esperpento”, que se caracteriza pela distorção grotesca da realidade, com o implícito desígnio de criticar a sociedade. Republicano, manteve contacto com a intelectualidade portuguesa, publicou textos na imprensa nacional, traduziu obras de Eça de Queirós e foi membro da Sociedade de Amigos de Portugal.
Valle-Inclán foi também Professor Catedrático de Estética da Academia de Belas Artes de San Fernando (1916), Presidente do Ateneu de Madrid (1932) e Director da Academia Espanhola de Belas Artes de Roma (1933).

Sem comentários:

Enviar um comentário